Sem grandes inovações, a expansão The Stetchkov Syndicate de SWAT 4 adiciona novas armas, fases, e uma melhoria considerável na inteligência artificial do tiroteio estratégico de SWAT 4.
Como sempre, o jogo se destaca por não se concentrar exatamente na ação, e sim na estratégia de invadir, render terroristas e resgatar reféns. O jogador deve comandar uma equipe de 4 outros oficiais que servem mais como bucha de canhão que companheiros confiáveis, por contarem com uma IA bem deficiente. É um jogo bem realista, mas tem alguns pequenos defeitos que atrapalham bastante a idéia original.
Counter-Terrorists Win
SWAT 4: The Stetchkov Syndicate traz novos elementos e novas estratégias para o jogo, mas com certeza a principal melhoria é na inteligência artificial dos inimigos. Antes eles erravam muitos tiros, se escondiam mal, e se rendiam com facilidade. Agora estão bem mais durões e chegam a até mesmo trapacear os policias, fingindo que vão se render, só para depois atirarem contra o jogador e os reféns.
A despeito de uma boa I.A., os terroristas não têm motivos nem um pouco convincentes, principalmente nas primeiras missões: religiosos fanáticos que invadem um show de rock com rifles AK-47 e fazendeiros revoltosos que instalam bombas relógio no ministério de agricultura estão entre os primeiros inimigos, o que faz do gancho para essas missões fraco e pouco convincente. Nas últimas, quando a SWAT confronta os traficantes de armas da família Stetchkov ¿ responsável, inclusive, por armar os meliantes das outras missões ¿ a coisa fica um pouco mais interessante, porém nada muito brilhante.
As novas armas adicionam bastante cor para o jogo. A submetralhadora 5,7x28 mm é uma boa arma para equipar os companheiros de equipe, mas também um pouco difícil de controlar pelo jogador. O fuzil de precisão é bem interessante assim como a metralhadora leve, mas são armas que limitam um pouco a atuação do personagem e não possibilitam muita versatilidade. Já o lançador de granadas é uma importante adição estratégica e uma opção fortíssima se combinada a uma boa arma secundaria.
As armas secundárias são bem interessantes também, sendo a pistola de eletro choque Cobra uma das melhores opções de arma não letal. Já as pistola automáticas de 9 mm e a .50 são armas comuns para os criminosos, e darão trabalho para o jogador durante as missões. Os novos equipamentos, no caso um bolso de munição, o bastão luminoso e óculos de visão noturna são todos bem interessantes para uma preparação mais customizada para as missões. E agora também existe a opção de jogar sem coletes, o que deixa o personagem mais rápido, porem mais vulnerável.
Outra alteração importante é a adição de um novo ataque corpo-a-corpo, feito com a arma que o personagem estiver segurando. É bem útil para subjugar civis que não aceitem as algemas de primeira e uma boa adição para o SWAT 4 original, afinal, antes, quando a munição não-letal acabava, muitas vezes o jogador precisava atirar nos pés do inocente.
Multiplayer caprichado
Mas o melhor jeito de jogar SWAT ainda é o multiplayer, onde os colegas de equipe são mais espertos e as estratégias dos criminosos convencem mais. Os jogos cooperativos e competitivos continuam bem divertidos, e uma nova opção, o Quick Mission Maker Lobby, facilita a comunicação entre os jogadores para definir como será a fase. Uma nova variação de Multiplayer competitivo, o Smash And Grab, é uma das melhores já feitas pro jogo: Os suspeitos devem pegar uma mala no mapa e carrega-la até outro local em um curto período de tempo, e os agentes da SWAT devem impedir que isso aconteça. O jogador que carrega a mala fica impossibilitado de usar armas primarias, e tem uma leve restrição de movimentação.
Além disso, diversas outras pequenas modificações no modo online deixaram o jogo mais divertido, com destaque para o modo cooperativo no qual é possível jogar com dez agentes da SWAT ao mesmo tempo.
Visual Suspeito
Apesar de ter gráficos bem satisfatórios, a física de SWAT 4 não é muito convincente, e a pouca interação com os ambientes restringe bastante o realismo do jogo. Os cenários também não são tão inspirados como os de SWAT 4 - o prédio do ministério da agricultura, por exemplo, é tão confuso e labiríntico que fica difícil entender como as pessoas trabalham por lá.
Os sons e vozes por outro lado agradam bastante, e os diálogos entre os membros da equipe são bem convincentes. Já as legendas decepcionam: estão quase todas erradas, o que demonstra uma má revisão do jogo nesse aspecto. Mas não é um grande defeito, pois pode ser corrigido no primeiro patch para a expansão.
O Veredicto
A grande atração de SWAT 4 continua sendo o modo multiplayer, agora com novos modos e armas que conseguem melhorar e desenvolver o que já era bom no jogo original. Já as missões Single Player não são tão divertidas, parte pelas situações criadas e as motivações fracas dos criminosos. No geral, SWAT 4 continua uma ótima opção de ação tática e, mesmo sem grandes alterações estruturais, esta expansão ajuda ao melhorar a inteligência artificial e trazer novas opções ao arsenal.