Battlefield Vietnam, de certa forma, é muito mais que um simples update. Na verdade, o jogo repete todos os acertos do anterior e com uma tecnologia e jogabilidade superiores. É um dos melhores jogos de ação em primeira pessoa do mercado. Para quem ainda não arriscou uma partida de Battlefield, o conceito do game é simples.
Em mapas gigantescos os jogadores são divididos em dois times: um representando as tropas do Estados Unidos e outro o Exército Vietnamita e seus aliados. É preciso conquistar postos de controle e tentar exterminar o inimigo. O detalhe é que na série Battlefield os combates não ficam restritos ao corpo-a-corpo.
É possível usar 24 tipos diferentes de veículos, como helicópteros, barcos de patrulha, caças, jipes, tanques. As possibilidades de luta se tornam muito mais complexas. Portanto, para sobreviver em Battlefield é preciso se comunicar sempre com os demais integrantes do seu time. O trabalho em equipe é fundamental para a vitória.
Curiosamente, a primeira coisa que chama a atenção em Battlefield Vietnam é a impressionante trilha sonora. O jogador é brindado com todos os clássicos da época da Guerra, como, por exemplo, Fortunate Son do Creedence Clearwater Revival, Surfin' Bird do The Trashmen, War, de Edwin Star e muito mais.
Battlefield Vietnam tem 14 diferentes cenários que levam o jogador a participar das mais importantes batalhas da Guerra do Vietnã. Uma delas é Ia Drang Valley (que foi retratada no filme Fomos Heróis, estrelado por Mel Gibson). Infelizmente, dois mapas usam o mesmo tema. Há duas batalhas nas ruas de Hue e Quang Tri. Apesar da importância histórica dos confrontos, a repetição fica meio sem sentido. Seria mais interessante acrescentar outros mapas.
Aliás, cada mapa tem características que privilegiam determinado veículo. Por exemplo, a Operação Flaming é basicamente sobre combate aéreo. Os times estão separados por uma enorme faixa de água. É preciso voar até o inimigo. Já na batalha de Ia Drang Valley os helicópteros são fundamentais.
Os gráficos de Battlefield Vietnam são excelentes. Eles reproduzem com perfeição os diferentes terrenos da Guerra. A vegetação ora é rasteira, ora é intensa. Há morros, colinas, rios. Não há dúvida que nesse quesito o game é muito superior ao Battlefield 1942.
O grande problema de Battlefield Vietnam são os bots, os jogadores controlados por computador. Não há um vestígio sequer de inteligência artificial. É comum os companheiros do seu time levantarem vôo em helicópteros só para se espatifarem no chão pouco segundos depois. Os inimigos não representam uma verdadeira ameaça. Atiram mal e se praticamente não se esquivam dos tiros.
Claro que a grande aposta de Battlefield Vietnam é mesmo o modo multiplayer. É possível ter 64 jogadores se enfrentando ao mesmo tempo. A interface é simples, bastam poucos cliques para se conectar a uma partida online. Porém, o jogo roda apenas para quem tiver conexão de banda larga (ADSL, cable modem). Battlefield Vietnam não foi feito para quem usa conexão discada.
Battlefield Vietnam é um grande game. Quem é fã de um desafio multiplayer não vai se decepcionar.
|