Rollercoaster Tycoon 3 é, sem dúvida, o melhor simulador de parque de diversões do mercado. Além disso, consegue agradar a jogadores de todas as idades. Existem alguns pequenos bugs que atrapalham um pouco, mas, mesmo assim, o game consegue manter o usuário imerso por horas.
A nova engine de Rollercoaster Tycoon 3 desenvolvida pela Frontier em parceria com Chris Sawyer - que criou os dois primeiros títulos - agora é totalmente 3D. É possível observar e controlar seu parque de diversões de todos os ângulos. Inclusive, o game permite que se faça um "super-zoom". O jogador é capaz ver até mesmo o sorriso de satisfação de um cliente ao deixar um brinquedo.
O princípio básico de Rollercoaster Tycoon é gerenciar um parque de diversões. A tarefa é bem mais complicada do que parece. O ideal é começar com pequenas atrações, conseguir mais dinheiro e só então construir novos brinquedos. Tudo é feito para agradar seus visitantes. Portanto, é importante investir em manutenção, limpeza, banheiros e locais para lanches.
Para quem nunca jogou nenhum game da série, existe um tutorial que explica os fundamentos básicos de Rollercoaster Tycoon. Para facilitar mais as coisas, o jogo foi traduzido para o português em uma iniciativa merecedora de elogios.
A maneira mais rápida de descobrir os segredos do game é jogar no modo Tanque de Areia. O jogador conta com dinheiro ilimitado e tem acesso a todos os brinquedos e cenários. Como esse modo não possui objetivos, a idéia é pura e simplesmente se divertir.
No modo Carreira, o jogador começa com algum brinquedo pronto para o uso dos visitantes. Porém, existe uma série de metas a serem atingidas. São 18 cenários disponíveis em Rollercoaster Tycoon. Cada possui três objetivos, como por exemplo: conseguir 500 visitantes ou fazer seu parque se valorizar até valer U$ 6 milhões. Depois que o jogador completa os objetivos, surgem novos cenários e brinquedos.
Como todo bom simulador, Rollercoaster Tycoon 3 não esquece do lado administrativo. Não basta criar brinquedos e atrair clientes. É preciso cuidar do caixa ao mesmo tempo em que o parque precisa contar com uma boa diversidade atrações. Para arrecadar dinheiro, o jeito é colocar lojas para vender comida, mapas, balões e guarda-chuvas. Além disso, depois de organizar as finanças, é necessário promover desenvolvimento de novas tecnologias e encomendar campanhas publicitárias.
Uma novidade interessante em Rollercoaster Tycoon 3 é que o game possui agora um sistema de dia /noite. É visualmente impactante observar seu parque com toda a iluminação funcionando. Aliás, uma boa maneira de atrair o público é realizar um show de fogos de artifício.
Outro grande auxílio no game é o inspetor de parques. De tempos em tempos, ele pode ser visto andando no seu estabelecimento. O inspetor é exigente e intolerante com falhas, mas acaba agindo como um agente de dicas em Rollercoaster Tycoon 3. Acatar seus conselhos é uma garantia conseguir para avançar no jogo.
O jogador também deve prestar atenção nos clientes VIPs. Eles irão aparecer em determinados cenários. São esportistas, ídolos adolescentes, estrelas de cinema e até um candidato a presidente. Quando isso acontecer, o melhor a fazer é pausar o jogo e construir tudo o que as celebridades desejam. Agradar a um VIP sempre rende bônus especiais.
Aliás, um dos problemas de Rollercoaster Tycoon 3 está justamente na inteligência artificial de alguns clientes. Mesmo que existam 10 lancherias e 15 banheiros, eles parecem incapazes de encontrar o que procuram no cenário. A Frontier lançou um atualização (patch) para corrigir esse defeito.
Os demais detalhes de Rollercoaster Tycoon 3 mantêm um excelente nível de qualidade. A trilha sonora é competente. Porém, quem não gostar, pode personalizar diferentes tipos de músicas para cada brinquedo. Enfim, o resultado final do jogo mantém o padrão de qualidade da série. Nunca gerenciar um parque de diversão foi recompensador.
|